Elias Torres Feijó entrevistado no programa radiofónico português “A Língua de Todos” (30.04.2021)

No dia 30 de abril de 2021 foi emitida no programa “A Língua de Todos” a entrevista realizada a Elias Torres Feijó (Galabra – USC), com relação à intervenção que fará num seminário a acontecer em Guimarães, a 5 de maio, para assinalar o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Torres Feijó refere-se à língua portuguesa como elemento estratégico, com capacidade vertebradora e de se converter no melhor aliado para o conhecimento das línguas nacionais, nos espaços onde coexiste com outras. Entende que a diversidade é transcendente e que é preciso apostar numa ideia policêntrica e plural da língua.
Com relação ao português como língua de comunicação e de ciência, julga que deve haver estratégia mais global – na qual as universidades europeias prestem maior atenção aos âmbitos africanos, para o conhecimento e o reconhecimento do Outro -, de caráter inclusivo, numa perspetiva intersistémica, de indivíduos e comunidades atuando na língua comum. Entende que isto passa, provavelmente, por mudar a orientação dos estudos no âmbito das Ciências Sociais e Humanas.

Perguntado a respeito dos obstáculos e reticências ligados ao passado, Torres Feijó referiu-se a Portugal como grande metrópole para o mundo desde o século XVI e ao império liquidado nos finais do século passado, apelando para se assumir uma ideia mais integral da língua portuguesa, com mais caráter inclusivo e com base num policentrismo que, em sua opinião, dará condições para uma realidade mais fluída e avançada dentro do chamado “mundo de língua portuguesa”.

Relativamente à internacionalização, afirma que tem que ter substância e, para isso, o ponto de partida é a unidade intersistémica das comunidades de língua portuguesa. Assim, pensando na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), considera que é preciso desenvolver uma política muito relacional com todos os espaços em que a língua portuguesa é estudada e é língua de trabalho.

 

Acesso ao programa radiofónico “A língua de todos”, emissão de 30.04.2021: https://www.rtp.pt/play/p393/lingua-de-todos