Âmbitos de investigação
O trabalho da Rede Galabra apresenta diversas dimensões, em função dos interesses investigadores que define e da oportunidade dessas pesquisas em função da formação e competência das pessoas membros.
No momento, centram a sua atenção projetos de pesquisa básica financiados por entidades públicas, no âmbito da Ilustração galega e portuguesa (um período controverso da história política e cultural, particularmente na Galiza, fundamental para entender os seus usos e perspetivas na história e na contemporaneidade) e no da fabricação de ideias culturais no período 1968-78 (período crucial para o conhecimento da realidade social galega atual).
Em pesquisa básica e aplicada, prepara um projeto sobre as imagens da Galiza e de Santiago de Compostela através do fenómeno do Caminho de Santiago e a eventual derivação planificadora, em boa medida continuação da encomenda de análise feita polo Governo galego em 2008 (Projeto TUI). Igualmente, trabalha na aplicação e o desenvolvimento de instrumentos metodológicos para a análise da literatura e da cultura.
Projetos
A Rede de Investigação Galabra está a desenvolver atualmente os seguintes projetos de pesquisa:
- Impactos do Caminho na comunidade local de Santiago de Compostela
- FISEMPOGA: Fabricação e socialização de ideias num sistema cultural emergente durante
um período de mudança política, Galiza 1968-1982 - Ilustração em Portugal e na Galiza
- Tui: Turismo e identidade
Outras linhas de investigação
Mais além dos próprios projetos, no seio de Galabra existem outras linhas de pesquisa:
- Sistemas literários africanos de língua portuguesa
- Sistema literário brasileiro e internacionalização de mercados
- Trajetórias de agentes: Ernesto Guerra da Cal, Alfredo Guisado, Camilo Castelo Branco, Teresa de Mello Breyner, Leonor de Noronha, …
- Relações Galiza-lusofonia
Metodologia
A Rede Galabra aplica procedimentos metodológicos de caráter quantitativo e qualitativo em trabalho de campo e de corpus, sobre a base das teorias sistémicas, de campo, de análise de redes e empíricas, com desenvolvimento próprio e adaptado às diferentes realidades do âmbito de pesquisa do grupo.