No dia 10 de junho de 2021, às 12 horas, acontece na Sala de Actos da Facultade de Filoloxía e Tradución da Universidade de Vigo a conferência «Internacionalização da literatura catalã a partir das feiras internacionais do livro» de Jordi Jané-Lligé, da Universitat Autònoma de Barcelona.
A atividade está organizada pelo projeto CULTURFIL (www.culturfil.org) – cuja investigadora principal é M. Carmen Villarino Pardo da Universidade de Santiago de Compostela – junto com o grupo BiFeGa-Bitraga da Universidade de Vigo, contando com o apoio da Vicerreitoría de Captación de Alumnado, Estudantes e Extensión Universitaria viguesa.
A conferência pode ser acompanhada de maneira virtual, com o código de acesso EVUeyN8P, através do Campus Remoto da UVigo: https://campusremotouvigo.gal/access/public/meeting/3010424426.
Jordi Jané-Lligé é professor do departamento de Filologia Inglesa e Germanística da UAB e tradutor, tendo focado na sua investigação a receção e a tradução da literatura da Alemanha, bem como o impacto da Feira do Livro de Frankfurt. Na sua intervenção, tratará do impacto e as consequências, em termos de internacionalização, da presença da cultura catalã como convidada de honra na Feira do Livro de Frankfurt de 2007. Além disso, vão ser focadas as políticas que tem desenvolvido o Institut Ramon Llul tanto para a difusão internacional da literatura e a cultura da Catalunha como para incentivar a tradução de textos (clássicos, modernos, literatura infantil, etc.) de autoria catalã. Finalmente, será analisada a projeção de dous autores contemporâneos: Joan Saes, cujo romance Incerta glòria é considerado um clássico da literatura catalã do século XX, e María Barbal, galardoada com o Premi d´Honra de les Lletres Cataláns do ano 2021.
O professor Jordi Jané-Lligé é assessor do projeto «Nuevas estrategias de promoción cultural. Las ferias internacionales del libro y la condición de invitado de honor» – CULTURFIL (FFI2017-85760-P).