O projeto CULTURFIL realiza um simpósio sobre as feiras internacionais do livro (10 – 12.03.2021)

No quadro do projeto CULTURFIL (Novas estratégias de promoção cultural. As feiras internacionais do livro e o estatuto de convidado de honra – FFI2017-85760-P) liderado por Carmen Villarino, do grupo Galabra – USC, entre 10 e 12 de março de 2021 acontece o simpósio internacional “Promoção cultural em feiras internacionais do livro”, que se realiza na sede virtual do Consello da Cultura Galega (Santiago de Compostela). As diversas atividades do simpósio (conferências, apresentações e mesas redondas) são veiculadas por meio do site da entidade colaboradora (www.consellodacultura.gal) e através do seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/user/ConsellodaCultura).

CULTURFIL (www.culturfil.org) é um projeto de investigação da USC – financiado pela Agencia Estatal de Investigación do Ministerio de Ciencia e Innovación do Governo espanhol e por Fundos FEDER – que se concentra no estudo e análise de novas estratégias de promoção cultural através das feiras internacionais do livro (FIL) e, mais especificamente, na condição de convidado de honra. As pessoas envolvidas nesta pesquisa focam o seu trabalho nas FIL, na produção literária, na diplomacia cultural e os fluxos de tradução, entre outros, exercendo a sua atividade profissional em diferentes universidades da Galiza, da França e do Brasil (Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Vigo, Universidade da Coruña, Paris Sorbonne – Paris IV, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia).

O encontro reúne académicos especialistas de prestígio internacional e aborda, especificamente, as feiras Liber Madrid – Barcelona, ​​Livre Paris, Feria Internacional del Libro de Guadalajara, Feria Internacional del Libro de Buenos Aires e Frankfurter Buchmesse a partir da perspectiva dos Estudos da Cultura, da Sociologia da Tradução e da Economia da Cultura. Fazem parte da equipa multidisciplinar e internacional a socióloga francesa Gisèle Sapiro (EHESS), o antropólogo argentino Gustavo Sorá (CONICET – Universidad Nacional de Córdoba), o filólogo Marco Bosshard (Universität Flensburg) ou Olga Castro, especialista em Estudos da Tradução (University of Warwick).

O objetivo deste evento é aprofundar o conhecimento das feiras internacionais do livro como instrumentos de promoção cultural e saber se, nelas, a condição de “convidado de honra” permite uma acumulação estável e visível de capital (simbólico, económico e cultural) no espaço transnacional das relações literárias, culturais e políticas.

PROGRAMA:

CULTURFIL Livro de resumos – Simpósio 10 – 12.03.2021

Organização: CULTURFIL – FFI2017-85760-P
Comissão organizadora: Carmen Villarino Pardo (USC), Iolanda Galanes Santos (UVigo) e Silvia Montero Küpper (UVigo)
Colaboradoras: Ana Luna Alonso (UVigo), Áurea Fernández Rodríguez (UVigo), Elisabeth Torres Palomino (USC) e Márlio Barcellos Pereira da Silva (USC)
Comissão científica internacional: Freja Ininna Cervantes Becerril (Univ. Autónoma Metropolitana, México), Alejandro Dujovne (IDES – CONICET, Argentina), Fábio Sá Earp (Univ. Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Pura Fernández (CCHS-CSIC, Madrid. Directora portal EDI-RED), Ana Gallego Cuiñas (Univ. de Granada), Jordi Jané-Lligé (Univ. Autónoma de Barcelona), Luis Pegenaute (Univ. Pompeu Fabra), Daniela Szpilbarg (IDES – CONICET, Argentina), Leonardo Tonus (Paris Sorbonne – Paris IV, França).