M. Felisa Rodríguez Prado participa na mesa redonda de Raigame “O comércio local que queremos” (29.10.2019)

Na terça-feira 29 de outubro de 2019, a partir das 20:30 horas, aconteceu no Centro Sociocultural do Ensanche, em Santiago de Compostela, a segunda das mesas redondas organizadas pela associação vizinhal Raigame, nas quais vem fazendo mais uma intervenção junto da comunidade local o grupo Galabra. Nesta ocasião, o tema a abordar foi “O comércio local que queremos”.

Para o debate contou-se com a participação de Xosé Sánchez Bugallo, alcalde de Santiago de Compostela, de José Antonio Seijas, representando a Asociación Comercio.Compostela, e Xoán Bascuas, em representação das pessoas consumidoras da Zona Nova, junto com a de M. Felisa Rodríguez Prado, do grupo Galabra da USC, através da qual foram colocados alguns dos resultados das pesquisas realizadas.

Participantes na mesa redonda sobre comércio no CSC do Ensanche (29.10.2019)

 

Coincidindo no diagnóstico da diversidade comercial do Ensanche, bem como na importante adesão das pessoas vizinhas à vitalidade do comércio do bairro, apontou-se a perceção de certas mudanças ligadas à maior presença de alojamentos turísticos e de pessoas visitantes.

Ao mesmo tempo, foram identificados vários desafios, relacionados quer com os novos hábitos de compra, quer com a lentidão e as limitações da legislação, mas também com a necessidade de atrair utentes dos restantes bairros.

Finalmente, considerou-se a necessidade de se criar, através da formação, a consciência de que as pessoas consumidoras devem ter presentes os impactos locais das suas compras, no sentido de uma sustentabilidade que contemple não apenas os aspectos ambientais e económicos, mas também os sociais e culturais, para a própria comunidade.