Pular para o conteúdo Ir para o rodapé
Encontro Moçambique, USC 2022

Encontro “Moçambique: perguntas. Sociedade e Cultura”

O Grupo Galabra organiza o Encontro “Moçambique: perguntas. Sociedade e Cultura”, que decorrerá na Universidade de Santiago de Compostela (USC) entre os dias 16 e 17 de março e será transmitido via streaming através do canal de youtube da USC.

Está confirmada a participação de Rita Chaves, Ahmed Nazir Can, José Luís Cabaço, Luís C Patraquim e José Pimentel Teixeira e será coordenado polo Diretor do Grupo, Elias J. Torres Feijó.

O evento, que decorrerá em forma de mesa-redonda e conversa, pretende que as pessoas participantes abordem, entre outros assuntos, o que se consideram os principais problemas, desafios, oportunidades do Moçambique atual, nos termos em que cada quem desejar; aspetos da estrutura social de Moçambique e os seus problemas e oportunidades; o papel d@s intelectuais e o seu relacionamento com o povo e os poderes políticos, económicos, sociais; e no papel de intervenção específica dess@s intelectuais, fundamentalmente em como entender o papel de escritor@s e escritos em relação ao que comunicam ao interior e ao exterior de Moçambique: quais as posições de cada quem no campo intelectual, as trajetórias,  as linhas de força, as reflexões, as ideias que veiculam e como entendê-las no quadro moçambicanos.

Pretende-se reunir umha série de questões que sejam relevantes para o entendimento da sociedade moçambicana, do ponto de vista da cultura (entendendo esta como os modos em que as pessoas e as comunidades veem, classificam e interpretam o mundo e as estratégias que utilizam para isso).

Mais informação em: galabra@usc.gal

Deixe um comentário