Trabalho Final de Graduação orientado por Emilio Carral recebe distinção na USC por qualidade linguística (02.11.2020)

No dia 31 de outubro de 2020 reuniu-se o júri da XVI edição dos Prémios à qualidade linguística  da Universidade de Santiago de Compostela para avaliar as candidaturas apresentadas de trabalhos finais de graduação (TFG) e de fim de mestrado (TFM) em galego, com relação ao ano académico 2019-2020, e resolver as premiações, destinadas aos melhores de cada uma das modalidades dentro das cinco diferentes grandes áreas de conhecimento.

No âmbito da Engenharia, resultou premiado o TFG intitulado Caracterización do monte do Souto (concello de Santiago de Compostela e Ames – A Coruña) para proposta de declaración como Espazo Natural de Interese Local (ENIL), de Yago Lestido Cardama, da Graduação em Engenharia Florestal, e titorizado por Emilio V. Carral Vilariño (Galabra – USC).

O TFG de Yago Lestido recebeu a distinção,  ex aequo,  junto com  Auditoría informática dos sistemas do Instituto da Lingua Galega de José Antonio Cutrín Garabal, de Engenharia Informática.

Estas convocatórias são feitas com o objetivo de promover o uso da língua própria na vida académica de estudantes da Universidade de Santiago de Compostela e valorizam a correção linguística e o uso adequado da linguagem de especialidade, junto com a qualidade na redação, a apresentação da informação e a estruturação dos trabalhos.

 

* ENIL – Espaço Natural de Interesse Local: instrumento legal que permite aos concelhos o reconhecimento ambiental de um espaço natural (aplicado a entornos que, sem cumprirem as condições de parque natural, contam com elementos suficientes para merecer uma proteção, que evite a sua deterioração.

* Monte do Souto:

https://compostelaaberta.org/compostela-aberta-pide-a-declaracion-do-souto-como-espazo-natural-de-interese-local/

https://www.compostela24horas.com/texto-diario/mostrar/1486596/duarte-pedira-no-vindeiro-pleno-souto-sexa-declarado-como-espazo-natural-interese-local

https://lindeiros.gal/compostela-aberta-mocion-proteccion-espazo-o-souto/