No dia 31 de outubro de 2020 reuniu-se o júri da XVI edição dos Prémios à qualidade linguística da Universidade de Santiago de Compostela para avaliar as candidaturas apresentadas de trabalhos finais de graduação (TFG) e de fim de mestrado (TFM) em galego, com relação ao ano académico 2019-2020, e resolver as premiações, destinadas aos melhores de cada uma das modalidades dentro das cinco diferentes grandes áreas de conhecimento.
No âmbito da Engenharia, resultou premiado o TFG intitulado Caracterización do monte do Souto (concello de Santiago de Compostela e Ames – A Coruña) para proposta de declaración como Espazo Natural de Interese Local (ENIL), de Yago Lestido Cardama, da Graduação em Engenharia Florestal, e titorizado por Emilio V. Carral Vilariño (Galabra – USC).
O TFG de Yago Lestido recebeu a distinção, ex aequo, junto com Auditoría informática dos sistemas do Instituto da Lingua Galega de José Antonio Cutrín Garabal, de Engenharia Informática.
Estas convocatórias são feitas com o objetivo de promover o uso da língua própria na vida académica de estudantes da Universidade de Santiago de Compostela e valorizam a correção linguística e o uso adequado da linguagem de especialidade, junto com a qualidade na redação, a apresentação da informação e a estruturação dos trabalhos.
* ENIL – Espaço Natural de Interesse Local: instrumento legal que permite aos concelhos o reconhecimento ambiental de um espaço natural (aplicado a entornos que, sem cumprirem as condições de parque natural, contam com elementos suficientes para merecer uma proteção, que evite a sua deterioração.
* Monte do Souto:
https://lindeiros.gal/compostela-aberta-mocion-proteccion-espazo-o-souto/