Participação de Carlos Pazos em encontro portuense sobre “Caminhos de Compostela. O peregrino em processo de patrimonialização” (20.11.2020)

Nos dias 19 e 20 de novembro de 2020 acontece no Porto o Seminário Internacional / Webinar Caminhos de Compostela. O peregrino em processo de patrimonialização, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e situado no âmbito das atividades regulares da linha de investigação Cultura, Artes e Educação, do Centro de Investigação e Inovação em Educação – InED.


Carlos Pazos Justo, membro do grupo Galabra UMinho ligado ao Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e ao Centro de Estudos Humanísticos, é um dos integrantes das Comissão CIentífica do evento, da qual também faz parte Maria João Moreira (Galabra – UMinho e ESE-P.Porto / InED), igualmente envolvida na Comissão Organizadora.

 

Na tarde da sexta-feira, Carlos Pazos participará na quarta das mesas redondas, programada sob o título “O peregrino: perspetiva institucional”, junto com Pedro Brochado e com moderação de Pedro Silva.

A intervenção de Pazos, intitulada “Caminhos de Santiago, turismo e comunidade. Contributos a partir do caso de Santiago de Compostela”, enquadra-se no projeto de investigação “Narrativas, usos e consumos de visitantes como aliados ou ameaças para o bem-estar da comunidade local: o caso de Santiago de Compostela” (FFI2017-88196-R), de cuja equipa de pesquisa faz parte.

Partindo da intensa visibilidade internacional alcançada, a partir das últimas décadas do século XX, por Compostela como meta dos Caminhos de Santiago, aponta-se o surgimento de novos desafios ligados a esta exposição praticamente inédita na época contemporânea, para esta cidade (e outras). Estes desafios relacionam-se, entre outras questões, com as modificações que se produzem nos consumos culturais e turísticos, nas lógicas identitárias da própria cidade ou nos usos dos espaços urbanos. Com base no projeto de investigação em curso, serão apresentados alguns resultados acerca destes desafios e das relações que se estabelecem na cidade de Santiago de Compostela entre os Caminhos, o turismo e a comunidade.
.

O evento decorrerá no auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e terá transmissão através do canal de YouTube do InED.
Pode ser feita inscrição, mediante preenchimento deste formulário: http://registo.ese.ipp.pt/peregrino/
.