Carlos Pazos-Justo (Redondela, 1975), formado em Filologia pela Universidade de Santiago de Compostela, é Doutor em Ciências da Cultura pela Universidade do Minho. É Professor do Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho.
Livros
Pazos-Justo, C., Busto Miramontes, B. & Sotelo Docío, S. (Eds.) (2022). Comunidades Locais e Caminhos de Santiago. Alianças e Ameaças. Humus
Pazos-Justo, C., Bota Vilar, M. J., & André, G. (Eds.) (2021). Galiza e(m) nós. Estudos para compreensão do relacionamento cultural galego-português. Famalicão: HUMUS/CEHUM.
López Pena, Z., Samartim, R., Bello Vázquez, R., Pazos-Justo, C., Iriarte Sanromán, Á. & Sotelo Docío, S. (2020). Visitar, comerciar e habitar a cidade. Desenvolvemento do proxecto expositivo e participación social en Santiago de Compostela. Santiago de Compostela: Andavira
Samartim, R. & Pazos-Justo, C. (Eds.) (2019). Portugal e(m) nós. Contributos para a compreensão do relacionamento cultural galego-português. Braga: CEHUM/GET.
Pazos-Justo, C. (2016). A imagem da Galiza em Portugal. De João de Redondella a Os Galegos são nossos irmãos, Santiago de Compostela, Através Editora
Pazos-Justo, C. (2015).Relações culturais intersistémicas no espaço ibérico. O caso da trajetória de Alfredo Guisado (1910-1930), Vilanova de Famalicão, CEHUM/Consello da Cultura Galega
Pazos-Justo, C. (2010). Trajectória de Alfredo Guisado e a sua relação com a Galiza (1910-1921), Santiago de Compostela, Edicións Laiovento
Artigos e capítulos de livros
- Reinventio e unanimidade. Impacto das políticas culturais e turísticas na Comunidade local de Santiago de Compostela (em colaboração com Marisa del Río e Roberto Samartim) (2018)
- Impacto da proliferação galeguista no imaginário luso (2017)
- Práticas de investigação e metodologias nas ciências sociais e humanas: inevitabilidades e possibilidades (em colaboração com Álvaro Iriarte) (2016)
- Da metrópole ao enclave e vice-versa. A ideia de cultura num agente destacado do enclave lisboeta: Alfredo Guisado (2015)
- Corpus e metodologia para o estudo das relações culturais ibéricas: o caso galego-português n’O Commercio do Porto (1927-1936) (em colaboração com Rosario Mascato Rey) (2015)
- La formación B-Learning em el Máster de Español 2L/LE de la UMinho: Innovación Pedagógica y Desafíos de Futuro (em colaboração com Álvaro Iriarte Sanromán, Ana Cea Álvarez, Aránzazu González Sánchez e Xaquín Núñez Sabarís) (2015)
- Imagen de España y los españoles en Portugal: reflexiones para el ámbito ELE (2014)
- La enseñanza de la literatura en la docencia universitaria en Portugal: oferta educativa y selección de contenidos (2013)
- A emigração espanhola em Lisboa na 1ª República: o caso do enclave galego (2013)
- De João de Redondella a Os galegos são nossos irmãos. Aproximação à imagem da Galiza e dos galegos em Portugal nos inícios do século XX (2012)
- Galegos, galego-portugueses ou espanhóis? Hipóteses e contributos para a análise das origens e funções da imagem atual da Galiza e dos galegos em Portugal (2012)
- Estratégias de socialização e vinculação com a metrópole do enclave galego de Lisboa entre os séculos XIX e XX (2012)
- Aproximação à trajectória de Alfredo Guisado na década de 20 (2012)
- Alfredo Guisado e a imagologia dos galegos em Portugal (2012)
- A imagem da Galiza e dos galegos em Portugal entre fins do século XIX e primeiras décadas do XX: do imagotipo negativo ao imagotipo de afinidade (2011)
- O primeiro modernismo português e a/na Galiza (1915): um caminho (im)possível (2011)
- A Jangada de Pedra de José Saramago: repertório e sistema interliterário ibérico (2008)
