Coordenado por Elias Torres para o Consello da Cultura Galega em julho de 2009, o objetivo deste encontro foi analisar quais as estratégias culturais da Galiza para penetrar no mundo brasileiro. O Brasil é uma potência cultural e económica com que a Galiza apresenta ligações por motivos linguísticos e culturais e relacionados com fluxos migratórios, entre outros factos. Para isto foram selecionadas oito pessoas, de diversos âmbitos da cultura brasileira, na maior parte com conhecimentos da cultura galega para, durante três dias, debater e elaborar conclusões práticas sobre as hipóteses que a cultura galega, em todas as suas dimensões, pode ter para difundir-se no Brasil ou estabelecer estratégias conjuntas com parceiros brasileiros.
Programa:
- 20 de julho: apresentação genérica do quadro relacional Brasil- Galiza (L. Ruffato, Yara F. Vieira, Raúl Juste Lores, Antón Corbacho) e sessão sobre artes Plásticas (Agnaldo Farias).
- 21 de julho: sessões sobre comunicação (L. Ruffato, Raúl Juste Lores, Claudiney Ferreira) e audiovisual (Claudiney Ferreira, Tata Amaral).
- 22 de julho: sessões sobre literatura (Samuel Leon, L. Ruffato, Yara F. Vieira) e música (L. Ruffato, Roberto Lazzarini).