Reunião de trabalho do Reitor da UniLúrio moçambicana com membros do grupo Galabra – USC (08.07.2019)

Na tarde do dia 8 de julho de 2019 aconteceu, na Faculdade de Filologia da USC, um encontro de trabalho de Francisco Noa, reitor da UniLúrio de Moçambique, com os membros do grupo Galabra Emilio Carral, Irene Pichel e Elias Torres.

No prosseguimento do primeiro contato estabelecido em novembro de 2018 em Maputo, abordou-se o leque de eventuais colaborações nas áreas de território e comunidade, cultura, turismo e análise computacional, entre outras.

Membros de Galabra – USC reuniram-se com o reitor da UniLúrio

 

Também se acordou o envio de um membro da Equipa do Reitor à USC para trabalhar com Galabra na definição de concretização e práticas de âmbitos estratégicos de colaboração da UniLúrio com a Rede Galabra e, mais alargadamente, com outros grupos da USC. O Grupo Galabra comprometeu-se a angariar fundos para esse efeito.

Para além disso, o coordenador do Galabra USC promoveu encontros com responsáveis da Câmara Municipal de Santiago de Compostela, aos efeitos de desenhar um projeto de recuperação de parte do Forte de S. Sebastião – na Ilha de Moçambique, cedido pelo Governo moçambicano à UniLúrio – e um plano académico, cultural e de desenvolvimento local vinculado a esse prédio. A tais efeitos, estão em andamento contatos, que vão por bom caminho, para o envio de um membro do Galabra e de um arquiteto especialista na recuperação de edifícios desta índole.

A Rede Galabra abre assim um espaço de cooperação de que espera bons frutos e satisfações mútuas, que estão sendo já realidade.

Eco na UniLúrio:

http://www.unilurio.ac.mz/unilurio/pt/noticias/739-unilurio-assume-vice-presidencia-na-aulp