Projecto ID: FFI2012-35521
Ilustração em Portugal e na Galiza
Acção

O grupo GALABRA trabalha de forma continuada desde 1998 sobre o âmbito da cultura da Ilustração em sentido alargado, no espaço galego-português. Este trabalho materializa-se em estudos sobre fenómenos concretos como a produção feita por mulheres, os espaços público e privado, as funções do teatro e da correspondência etc. Todos estes trabalhos têm em comum tentar identificar as regras que dominam a produção cultural num período que entendemos decisivo para a conformação das sociedades contemporâneas no que tem a ver com as definições dos géneros, dos espaços de intervenção, das estratégias culturais e das identidades.
O avance mais recente desta linha de investigação foi formulado como um projeto de investigação financiado pola Xunta da Galiza (INCITE08PXIB204051PR) sob o título Subsídios para o Estudo do período ilustrado na Galiza (1705-1820). Este projeto pretende ser o primeiro passo de uma pesquisa mais ampla sobre o período ilustrado na Galiza. Neste estádio inicial, o objetivo é realizar uma compilação da documentação produzida durante a faixa cronológica 1705-1820, assim como de toda a bibliografia existente até o momento atual a respeito dos processos culturais em Galiza neste período, pois incluem-se neste conjunto não apenas as referências relacionadas com os estudos literários, mas também as relativas a outras disciplinas humanísticas ou científicas.
Toda a informação compilada está a ser tratada nestes momentos numa base de dados que, quando estiver finalizada, será acessível nesta mesma página web para facilitar o trabalho doutras equipas investigadoras que desenvolvam o seu trabalho numa área similar à nossa.
Algumas posições preliminares derivadas das pesquisas sustentadas nesta recolha documental têm sido já apresentadas em vários foros e em publicações que começam a delimitar hipóteses para explicar não só algumas das linhas de força no funcionamento do campo cultural na Galiza no século XVIII, mas também para entender a perceção e o tratamento concedido a este período na construção cultural e identitária na Galiza.

Equipa

Raquel Bello Vázquez (I.P.)
Lucia Montenegro Pico
Laura Blanco de la Barrera
Elias Torres Feijó
Vanda Anastácio
Paula Fernández Seoane (antiga integrante)
Antia Cortiças Leira (antiga integrante)

Documentação e Downloads

Seleção de publicações

Conjunto de documentos para download em formato pdf

 
Sites de interesse