Pular para o conteúdo Ir para o rodapé

Roberto Samartim (UdC) e a Base de Dados do Livro Galego no período autonómico em “Novas da Galiza”

No número 193 do periódico Novas da Galiza, correspondente ao mês de outubro de 2020, apresenta-se o trabalho iniciado neste ano, sob orientação de Roberto Samartim (UdC – Galabra) para a elaboração de uma Base de Dados do Livro Galego publicado entre 1978 e 2019.

Partindo da importância que o estudo do campo editorial  tem para a compreensão do funcionamento da(s) sociedade(s) e das lacunas de informação e de conhecimento a respeito deste espaço no sistema cultural galego contemporâneo, o artigo “Ferramentas livres para o estudo do campo editorial no período autonómico” (pp. 28-29) dá conta da privatização e da precariedade dos dados que interessam aos efeitos deste tipo de trabalho, referindo o processo de desenho da Base de Dados e a posterior construção da mesma por Ideia. Comunica & Inova, especialista em gestão de informação e colaboradora habitual da Rede Galabra.

Deste modo, enfrentando o desafio de reunir informação dispersa, fragmentada e pouco acessível, a equipa de Samartim procura não apenas criar a base de dados mais completa a respeito do livro galego no amplo período definido, mas também estruturar os dados de forma relacional.

Os primeiros resultados encontram-se no Trabalho Final de Graduação O campo editorial galego de 2003 a 2019: ferramentas de análise e teste sobre a produção das editoras incorporadas no período realizado por Lucía Cernadas Varela, apresentado em junho de 2020 e avaliado com a máxima qualificação.

 

Está prevista a próxima disponibilização em acesso livre e gratuito da Base de Dados.

O artigo completo encontra-se disponível em http://novas.gal/wp-content/uploads/2020/11/ngz193_web.pdf

Deixe um comentário