Presença de Carmen Villarino no “I Congresso Internacional de Literatura Brasileira. Nélida Piñon en la República de los Sueños” (12-14.11.2018)

Carmen Villarino integrou o comitê científico do I Congresso Internacional de Literatura Brasileira Nélida Piñon en la República de los Sueños realizado na Universidad de Salamanca entre 12 e 14 de novembro de 2018, no qual se abordaram diversos assuntos da historiografía literária brasileira e se ofereceu uma homenagem -e especial destaque- à autora Nélida Piñon no programa acadêmico e em outras atividades paralelas.

Neste congresso, Villarino apresentou a comunicação “Posição autoral e repertório(s) no campo literário brasileiro: Nélida Piñon e O Calor das Coisas (1980)”. Villarino Pardo é especialista na trajetória de Piñon, como mostram numerosos trabalhos e, fundamentalmente, a sua Tese de Doutoramento (Aproximação à obra de Nélida Piñon. A República dos Sonhos), defendida na Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela (Servicio de Publicacións, 2000), que recebeu o Prémio Extraordinário de Doutoramento e foi a primeira sobre a autora do Rio de Janeiro na Europa.

 Carmen Villarino com Nélida Piñon no I Congresso de Literatura Brasileira da USAL (nov. 2018)

 

Nélida Piñon é a primeira –e até agora, única– mulher Doutora Honoris Causa pela Univ. de Santiago de Compostela (01/04/1998). O seu padrinho foi o Prof. José Luís Rodríguez, diretor da tese doutoral de Villarino e co-organizador – com ela, na USC – do colóquio A obra de Nélida Piñon: diferentes olhares e leituras (30/03/1998).