Com data de 1 de junho de 2020, o júri do III Prémio de Investigação sobre o Caminho de Santiago e as Peregrinações deu a conhecer a resolução que atribuía este galardão, convocado pela Cátedra do Camiño de Santiago e das Peregrinacións para reconhecer pesquisas relacionadas com o estudo desses fenómenos e que foram publicadas em forma de livro ou tese de doutoramento no ano anterior.
O prémio desta terceira edição foi para o coordenador do grupo Galabra – USC e membro da Rede Galabra, Elias Feijó Torres, que assina o volume intitulado Bem-estar comunitário e visitantes através do Caminho em Santiago. Grandes narrativas, ideias e práticas culturais na cidade, vindo a lume no fim de 2019 com o selo da editora Andavira.
O volume, de 260 paǵinas, organiza-se em quarto partes: a primeira dedicada a comunidade local e visitantes; a segunda focando as macronarrativas e a difusão de ideias sobre Santiago de Compostela através de diversos produtos culturais; a terceira a relacionar narrativas com efeitos e homologias nas práticas culturais; finalmente, a quarta, em forma de coda, apresenta o Compromisso Social Investigador e o lugar dele na planificação da pesquisa.
Na resolução, o júri destacou especialmente a originalidade do trabalho, que se liga ao projeto “Narrativas, usos e consumos de visitantes como aliados ou ameaças para o bem-estar da comunidade local” (Referência FFI2017-88196-R), parcialmente subsidiado por Fundos FEDER e Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades.
Mais notícias:
https://galego.lavozdegalicia.es/…/t…/0003_202006S6C6994.htm
https://www.usc.gal/es/node/23140