Duas propostas de Galabra selecionadas pola USC no programa de “Projetos de inovação em Aprendizagem-Serviço (ApS)”

A Universidade de Santiago de Compostela selecionou na sua II convocatória de projetos de inovação educativa em Apredizagem e Serviço, correspondente ao ano académico 2017-2018, as propostas apresentadas por Marisa del Río e Emílio Carral.

Ao lado do projeto Fontes de informação e conhecimento empresarial num cenário real, apresentado pola professora da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Marisa del Río, foi selecionada também a proposta Certificação florestal, comunidades de montes e associações de proprietários, de Emílio Carral, do professor da Escola Politécnica Superior de Engenharia de Lugo cujo projeto sobre “A certificação florestal e as comunidades de montes” tinha já sido escolhido na convocatória 2016-2017.

Tal como explicado no vídeo acessível na imagem colocada acima, o contributo de Emílio Carral refere o trabalho de estudantes em uma Comunidade de Montes em relação com a Certificação Florestal (critérios FSC de sustentabilidade para a produção florestal). O objetivo desta ApS é introduzir o conceito da Certificação Florestal para a Comunidade, e analisar as características “in loco” e complexidades reais que determinarão a possível aplicação e desenvolvimento do processo de Certificação em uma contorna social, ambiental e administrativa concreta.

A Aprendizagem-Serviço (ApS) é uma metodologia educativa e uma ferramenta docente que integra os processos de aprendizagem com a realização de tarefas de serviço à comunidade. Numa relação de reciprocidade, @s estudantes trabalham sobre as necessidades, as demandas e os interesses reais de uma parte da população, o qual permite alargar os conhecimentos teórico-práticos vinculados a uma disciplina concreta e tomar contacto com uma realidade social específica.

Deixe uma resposta