Projecto ID: FFI2012-35521

Discursos, imagens e práticas culturais sobre Santiago de Compostela como meta dos Caminhos

Acção

Este projeto pretende conhecer as imagens, as ideias, os discursos e as práticas culturais construídas em relação a Santiago de Compostela e aos caminhos de Santiago.
Através de diferentes suportes (obras literárias, guias e diários de viagem, blogues e sítios web, revistas, filmes e documentários) pretendemos analisar os consumos tangíveis e intangíveis que são realizados na cidade, e contrastar os resultados com o imaginário expressado polos visitantes na cidade de Santiago de Compostela.
O nosso objetivo é conhecer as ideias dos visitantes, e como estas se relacionam com os produtos culturais e literários, e com as vivências e ideias geradas na comunidade local.
No horizonte deste projeto está de forma explícita o desenho de posteriores planejamentos, que se sirvam fundamentalmente de produtos culturais, que contribuam para melhorar a qualidade e a sustentabilidade da relação da cidade de Santiago e os seus visitantes.
Com o objetivo de conseguir que a análise seja factível à vez que exaustiva, limitamos o nosso corpus às produções efetivamente consumidas polos visitantes procedentes da Galiza, Espanha, Portugal e Brasil desde 2008. Esta restrição inclui cronologicamente os anos que rodeiam o último Jacobeu (2010) e é restrito à comunidade galega e ao estado espanhol (os maiores provedores de visitantes) além dos países de procedência do maior número de visitantes não espanhóis e não comunitários, respetivamente.
A nossa investigação limita-se à cidade de Santiago de Compostela por motivos de factibilidade do projeto, assim como para explorar até que ponto a cidade funciona o não para os visitantes como uma metáfora da Galiza no seu conjunto.

Este projeto foi financiado pelo Ministério de Economia y Competitividad do Governo espanhol entre 2012 e 2015 [FFI2012-35521].

Resultados

Catalogador

http://catalogadorcaminho.grupogalabra.com

Artigos e Capítulos de Livro

2016

Bello Vázquez

Consumos Literários, Práticas Culturais e Habitus: O Paradoxo de Paulo Coelho e o Caminho de Santiago

Fernández Rodríguez e Samartim

Impacto dos discursos literários nas práticas e consumos culturais ligados aos Caminhos de Santiago: de Paulo Coelho aos souvenirs de cavaleiros templários

Fernández Rodríguez, Del Rio e Rodríguez Prado

Dous produtos e um destino: The way (2010), O diário de um mago (1987) e a imagem da Galiza como destino turístico

Pereiro

Turistas portugueses na Galiza: imagens e relatos pós-experienciais

2015

Bello Vázquez Temporary poverty for the privileged class: Discourses on detachment and deprivation on the pilgrimage to Santiago de Compostela. A case study in Brazil
Rodríguez Prado Textos ficcionais e práticas culturais de portugueses com relação a Santiago de Compostela: contrastes e homologias
Samartim Bases de dados para o estudo da cultura: apresentação do catalogador e possibilidades de abordagem sobre o corpus documental do Projeto Caminho de Santiago
Torres Feijó

A existência de uma comunidade luso-galega como elemento afetivo nas visitas a Santiago de Compostela procedentes de Portugal. Primeiros resultados através de inquéritos quantitativo-qualitativos

Measuring Identity: Indicators for Comparison of Real and Fictional Discourses on a Cultural Heritage City

Comunidades, coesão, sustentabilidade e fator visitante: ferramentas conceituais e parâmetros para a análise: o caso de Santiago de Compostela

Villarino Pardo Produtos literários e práticas culturais de brasileiros sobre Santiago de Compostela: proposta de análise contrastiva dos corpora (romances e inquéritos)

2014

Bello Vázquez Discursos Religiosos, Recriação Histórica e “Cultura do Caminho” nos Caminhos de Santiago
Torres Feijó Autor, Texto e Espaço Geo-cultural Mediatizado. Processos de Ressemantição, Banalização e Misturação de Géneros em Produtos sobre o Caminho de Santiago

2013

Bello Vázquez e Torres Feijó Sustainable identity. Tourism as opportunity or menace. Proposal of some indicators

2012

Torres Feijó Interesses culturais e âmbitos receptivos em dous romances sobre o Caminho de Santiago: Frechas de Ouro e O Enigma de Compostela

2011

Torres Feijó

Discursos contemporâneos e práticas culturais dominantes sobre Santiago e o caminho: a invisibilidade da cultura como hipótese

 

Participações em Congressos Internacionais

2017
III Congresso Internacional sobre Culturas. Interfaces da Lusofonia. ICS, UMinho, Braga, 23-25 de novembro de 2017.
Pazos-Justo, Samartim e Del Rio: "Políticas culturais e comunidade local: contributos para a análise do caso de Santiago de Compostela como meta dos Caminhos de Santiago".

XIX Colóquio de Outono. No princípio era a palavra: o lugar as humanidades. CEHUM, UMinho, Braga, 18-20 outubro, 2017.
Del Rio: "Imaxe de Santiago de Compostela: Percepcións dos turistas vs. poboación local".

I Colóquio Internacional Galabra. Tecendo Rede. Sentidos, aplicações e cooperação na investigação em ciências humanas e sociais. CEHUM, UMinho, Braga, 9 e 10 de janeiro de 2017.
López Pena: "Indicadores culturais relacionados co constructo identitario do Camiño de Santiago comunicados a través de contidos audiovisuais".
Pichel: "Unha mudanza de perspectiva: guías de viaxes, literatura odepórica e de ficción sobre Santiago de Compostela e o Camiño de Santiago".

2016
XII Semana deExtensão, Pesquisa e Pós-Graduação – SEPesq. UniRitter, Porto Alegre, 24-28 de outubro de 2016.
Bello Vázquez: "Modelos literários e práticas culturais: paradoxos brasileiros no Caminho de Santiago".

II Simpósio Internacional. Alimentação e cultura: tradição e inovação na produção e consumo de alimentos. UTAD, Vila Real, 24-26 de maio de 2016.
Carral, Carreira, Martínez Vila e Torres Feijó: A inter-relação entre gastronomia, cultura, turismo e comércio local em Santiago de Compostela. Primeiros resultados.

2015
XVII Colóquio de Outono do CEHUM. UMinho, Braga, 26-27 de novembro de 2015.
Fernández Rodríguez: "Análise literario-cultural de discursos ficcionais sobre Santiago de Compostela e o Camiño de Santiago: exploración de métodos estadísticoscomputacionais para a categorización empírica do contido léxico-semántico de corpus volumosos".
Pichel: "Metodología cuantitativa para el estudio de elementos culturales en la narrativa histórica best-seller: el caso de la disolución de la cultura gallega".
Samartim: Tecnologia para os estudos na cultura: Caminhos e ferramentas para a catalogação, a análise léxico-semântica e o mapeamento de materiais

Colóquio O Brasil perante os desafios do século XXI: literatura, cultura, sociedade. Associação Internacional de Lusitanistas, Universidade de Budapeste, Budapeste, 12-13 de outubro de 2015.
Bello Vázquez: "Homologias entre discursos literários, práticas sociais e consumos culturais. Um estudo de caso com peregrinos brasileiros a Compostela".

Congresso de Humanidades Digitais em Portugal. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 8-9 de outubro de 2015.
Fernández Rodríguez e Samartim: "Métodos não-supervisionados de clustering para a análise de textos literários: a seleção de materiais sobre grandes volumes de corpus".

Simposio Estudos literarios e campo cultural galego. CIPPCE, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2-3 de setembro de 2015.
Pichel: "Dos best-sellers historicistas sobre Santiago y el Camino de Santiago. Efectos de la miscelánea didáctica".

VI International Critical Tourism Studies Conference. Faculty of Tourism and Hospitality Management, Opatija, Croácia, 26-30 de julho de 2015.
Torres Feijó: "Tourism and local community: unperceived and imperceptible risks and socially responsible research (SRR). First stages to work SRR with traders".
Bello Vázquez: Temporary poverty for the privileged class: Discourses on detachment and deprivation on the pilgrimage to Santiago de Compostela. A case study in Brazil.

II Simposium Internacional EDISo 2015. Discursos e Sociedades em Movimento. CES, Universidade de Coimbra, Coimbra, 18-20 de junio de 2015.
Fernández Rodríguez e Samartim: "Análise estatística do discurso para a exploração e classificação de textos literários: extração de conteúdos do romance jacobeu em espanhol de 2010".

Congresso Intercultural Poetics. Literary Representations of "The Foreign Other". Universidade do Minho, Braga, 18-19 de junho de 2015.
Pazos-Justo: "Imagem de Santiago de Compostela em visitantes portugueses".

International Conference of Digital Literary Studies. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 14-15 de maio de 2015.
Fernández Rodríguez: "Peregrinación metodológico-textual por los caminos de Santiago y la Compostela literarias: las etapas de catalogación, digitalización y text mining y el corpus como meta".
Samatim (com M. Rettenmaier): "Desenho de ferramentas digitais para a catalogação e a exploração de informação e de documentação: os casos do Projeto Caminho de Santiago e do Acervo Literário de Josué Guimarães".

Vème Colloque luso-hispano-francés. Géographie, Langue et Textes Littéraires. Universidade do Porto, Porto, 23-24 de abril de 2015.
Rodríguez Prado: "Santiago de Compostela em produtos literários brasileiros: lugar (d)escrito ou apenas meta dos Caminhos?".

2014
8.º Seminário Brasileiro de História da Historiografia. Simpósio Temático 14. O discurso religioso como prática de produção de sentidos do real. Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Mariana, Minas Gerais, 18-21 de agosto de 2014.
Bello Vázquez: "Discursos religiosos, recriação histórica e "cultura do caminho" nos Caminhos de Santiago".

XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Universidade de Cabo Verde, Mindelo, 21-25 de julho de 2014.
Bello Vázquez: "A existência de uma comunidade luso-galega como elemento afetivo nas visitas a Santiago de Compostela procedentes de Portugal. Primeiros resultados através de inquéritos quantitativo-qualitativos".
Rodríguez Prado: "Textos ficcionais e práticas culturais de portugueses com relação a Santiago de Compostela: contrastes e homologias".
Samartim: "Bases de dados para o estudo da cultura: apresentação do catalogador e possibilidades de abordagem sobre o corpus documental do Projeto Caminho de Santiago".
Villarino: "Produtos literários e práticas culturais de brasileiros sobre Santiago de Compostela: proposta de análise contrastiva dos corpora (romances e inquéritos)".

14th conference of the International Society for the Empirical Study of Literature and Media. Università degli Studi di Torino, Turim, 21-25 de julho de 2014.
Torres Feijó e Fernández Rodríguez: "Literary discourse and local repercussions: Paulo Coelho and the cultural practice in Santiago de Compostela, capital of Galicia".

ATLAS Tourism and Gastronomy Group. Expert Meeting on Regional Gastronomy: Between tradition and innovation. Polytechnic Instititute of Viana do Castelo, Ponte de Lima, Portugal, 29-31 maio 2014.
Torres Feijó e Martínez Vila: "Resources, cultural images, and gastronomical practices: profiles of visitors to Santiago de Compostela".

II Seminário Internacional de Língua, Literaturas e Processos Culturais da Universidade de Caxias do Sul. Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 19-22 de maio de 2014.
Bello Vázquez: "É possível medir as identidades? Parâmetros para a comparação de discursos reais e ficcionais, e a sua aplicação à identificação da sustentabilidade identitária".

2013
5.º Congreso internacional REELC-ENCLS: Ilhas e continentes: (Re) Construções identitárias. Universidade da Madeira, Funchal, 26-28 de setembro de 2013.
Torres Feijó: "Comunidades e as suas imagens, relações e usos culturais. Proposta dos conceitos de sustentabilidade e afetividade identitárias" [Conferência inaugural].

V International Critical Tourism Studies Conference. University of Surrey, Sarajevo, Bosnia-Herzegovina, 25-28 de junho de 2013.
Bello Vázquez e Torres Feijó: Sustainable identity. Tourism as opportunity or menace. Proposal of some indicators.

Trabalhos Académicos
Fernández Rodríguez, M. Luisa (2016). Discursos sobre Santiago de Compostela y el/los Camino(s) de Santiago en la novela española actual (2010) a través de técnicas analíticas digitales: Posibilidades y valor del conocimiento generado. Tese de doutoramento orientada polos Doutores Elias J. Torres Feijó e Roberto Samartim. Santiago de Compostela: Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela.

Pichel Iglesias, Irene (2015): Best-sellers, Galicia y la imposibilidad de la identidad: un enfoque cuantitativo. La narrativa histórica actual como miscelánea didáctica. Tese de Mestrado em Estudos da Literatura e da Cultura orientado polo Doutor Elias J. Torres Feijó. Santiago de Compostela: Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela.

Martínez Vila, Breogán Antón (2014): Discursos, imagens e práticas culturais: análise e repercussão dos consumos gastronômicos em Santiago de Compostela de brasileiros, portugueses e espanhóis. Tese de Mestrado em Estudos da Literatura e da Cultura orientado polo Doutor Elias J. Torres Feijó. Santiago de Compostela: Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela.

Fernández Rodríguez, M. Luisa (2012): A Cripta do Apóstolo e Santiago de Compostela contada aos nenos: Imaxinarios contemporáneos do Camiño de Santiago e Compostela en dous discursos literarios infanto-xuvenis galegos. Tese de Mestrado em Estudos teóricos e Comparados da Literatura e da Cultura orientada polo Doutor Elias J. Torres Feijó. Santiago de Compostela: Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela.

O projeto na imprensa:

En Portugal teñen o maior interese en promover os seus Camiños a Santiago

A segunda sesión dos “Encontros monográficos co Patrimonio Cultural” constata o inicio dunha cultura do Camiño

Hai unha cultura do Camiño na que non interesa tanto por onde pasa

Hai unha cultura do Camiño con ausencia de Santiago e da súa xente

El gran auge del Camino oculta la oferta cultural y patrimonial de la ciudad al turismo

Un estudio detecta 847 productos culturales del Camino desde el año 2008

Equipa (2012-2015)

Elias J. Torres Feijó (I.P.) [USC]
M. Carmen Villarino Pardo [USC]
Felisa R. Prado [USC]
Roberto Samartim [UdC]
Raquel Bello Vázquez [UniRitter]
Antonio Corbacho [UFG]
Antia Cortizas Leira [USC]
Maria Luisa Fernández Rodríguez [USC]
Lucía Braña López [USC]
Jennifer Sime [SDU]
Xerardo Pereiro [UTAD]

Equipa (2016-)

Elias J. Torres Feijó (I.P.) [USC]
Emilio Carral Alvariño [USC]
Felisa R. Prado [USC]
Irene Pichel Iglesias [USC]
Marisa del Rio [USC]
Roberto Samartim [UdC]
Raquel Bello Vázquez [UniRitter]
Álvaro Iriarte Sanromán [UMinho]
Carlos Pazos-Justo [UMinho]
Cristina Martínez Tejero [UNL]
Xerardo Pereiro [UTAD]
Zósimo López Pena [UNIR]