Defesa pública da tese doutoral de Leticia Carrera Pérez sobre a obra do cubano Silvio Rodríguez na Universidade de Santiago de Compostela (20.06.2019)

Após vários anos de pesquisas sobre a obra poético-musical do cantor cubano Silvio Rodríguez, a tese de doutoramento de Leticia Carrera Pérez – intitulada Silvio Rodríguez: contra la cristalización del gusto y de las ideas – foi publicamente apresentada na Faculdade de Filologia da USC a 20 de junho de 2019.

A agora doutora iniciou a sua exposição apontando as cautelas necessárias para realizar uma tese objetiva e rigorosa apesar da paixão pessoal pela obra do “cantautor” – um dos motivos principais que determinaram a sua escolha de analisar os textos deste artista cubano que fez parte do “Movimiento de la Nueva Trova” e ainda continua ativo.

Sala de Graus da Faculdade de Filologia da USC

 

A seguir, enumerou os diversos mecanismos que foram sendo empregados à procura da máxima objetividade possível. Fazendo parte do grupo de pesquisa Galabra da USC e sob orientação do Doutor Elias J. Torres Feijó, declarou ter entrado em contato, desde o início do seu percurso investigador, com ferramentas informáticas cujo uso permitiu realizar a análise dos textos, através de técnicas como a análise cluster ou o estudo da frequência de palavras.

Leticia Carrera com o júri, formado pelas doutoras Paula Guerra (Univ. Porto), Florencia Garramuño (Univ. San Andrés) e Irina Bajini (Univ. Bologna)

 

Aplicando estas diversas técnicas – com o uso, entre outros, do programa informático Iramuteq ou de uma classificação supervisada a partir de um inquérito de leitura –, Leticia Carrera Pérez conclui que o amor é o eixo central da obra de Silvio Rodríguez, embora não se trate apenas do amor na sua dimensão romântica – como costuma ser entendido na atualidade  –, mas também em relação com o internacionalismo, com a solidariedade, com a amizade, com a luta, com a questão existencial e com o compromisso adquirido como artista (tudo isto conetado com os campos histórico, social, artístico e ideológico cubanos e internacionais).